15 setembro 2010

O Planejamento Estratégico

 O planejamento estratégico é uma forma das empresas evitarem futuras perdas no mercado e aproveitarem ao máximo o que ele oferece. Com o planejamento, as empresas mudam rapidamente, tanto socialmente como economicamente, pois o planejamento visa o melhor para a empresa que em muitas vezes age de forma errada.
 O principal motivo de se usar o planejamento é que hoje em dia, questões como a redução de crescimento econômico, globalização e inflação acabam por assustar algumas empresas que buscam o planejamento estratégico para evitar futuros problemas. Em busca de soluções, muitas empresas confundem planejamento estratégico com planejamento a longo prazo, e com isso esboçam um planejamento a longo prazo e acham que estão fazendo o planejamento estratégico.
 A principal diferença de planejamento estratégico e a longo prazo é que o estratégico visa o melhoramento e aprimoramento das empresas em um curto período de tempo, favorecendo a economia da empresa e analisando as situações do mercado no momento para se obter a melhor porcentagem de lucro sem correr riscos. O planejamento a longo prazo visa uma maneira de lucro voltada para o futuro, tendo o risco de causar perdas nas empresas pois seus planos não seguem as mudanças do mercado mantendo o foco no que estava em alta no inicio da pesquisa colocando a empresa em risco de obter prejuízos financeiros já que não há um controle estável do mercado.
 Segundo Philip Kotler (1975) “O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente”. Isso mostra que o planejamento estratégico concilia ambiente interno com o externo tentando manter sempre um ciclo entre gastos e lucros, compra e vendas, disponibilidade no mercado e acima de tudo manter em alta a economia e qualidade da empresa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário