04 dezembro 2010

O modelo de planejamento

O modelo de planejamento se adapta a realidade dos sistemas de informação nas organizações.Com isso o primeiro objetivo é organizar a missão que os hospedas.
É com ela que se inicia o processo de planejamento por meio de propostas de integração do seu ambiente ao ambiente organizacional.Entretanto à riscos quanto ao ambiente pois podem haver limitações externas que influenciam e transformam o desenvolvimento futuro.
O modelo de planejamento deve ser sistematico pois assim poderá adotar medidas caso algo de errado ou falhe .Segundo Chain(2000) devemos responder duas perguntas antes de iniciar o planejamento. Uma se há falha no sistema e outra se há necessidade de mudanças.
O modelo proposto por Chain (2000) possui quatro etapas.
Etapas filosóficas
Explicam como construir  um planejamento com perguntas como:
- Pretende atuar a organização no mercado?.
- O que pretende fazer?.
- A quem se destina os produtos e serviços da organização?.
  As respostas dessas perguntas devem favorecer à formulação de objetivos.
Etapa Análitica
É a atuação com precisão na análise dos meios do ambiente externo e interno .
Análise interna 
Avalia-se as fraquezas, as carências e as forças que são recursos ou qualidades necessarios para se alcançar os objetivos   
Análise externa
É onde se verifica as dificuldades no mercado e suas respectivas oportunidades levando em conta que as dificuldades interrompem o fluxo funcional informacional
Etapa de elaboração de plano
As etapas anteriores impulsionaram o plano para o desenvolvimento do sistema que deve possuir objetivos, estratégias, e planos de ação.
Etapa de avaliação e controle
Essa é uma das principais atividades já que o plano é posto em teste e é visto se há falhas assim como há sua retroalimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário